Produtividade: estamos longe do ideal.

Produtividade: estamos longe do ideal.

O trabalhador brasileiro apresenta um dos mais baixos índices de produtividade, mesmo na comparação com os pares na vizinhança da América do Sul. Só estamos a frente da Venezuela e empatamos com a Bolívia, perdendo feio de Chile e levando a pior frente a Argentina, Uruguai, Peru.

Para perceber a desproporção e decorrentes efeitos na geração de riqueza, um trabalhador norte americano produz o equivalente a 4 (quatro) brasileiros.

Somos nota 10 apenas no agronegócio, por conta dos bem sucedidos e longevos institutos de pesquisa para aprimoramento de espécies, a exemplo da EMBRAPA.

Na indústria, no entanto, é crônica a impossibilidade de preencher vagas para operadores de máquinas de controle numérico ou de uso intensivo de tecnologia.

E isso ocorre no Estado mais rico e dedenvolvido do país, São Paulo, problema muito mais sério no norte e nordeste, onde muitas empresas se instalam por incentivios fortes, mas não conseguem se manter e migram para o sudeste em busca de mão-de-obra capacitada.

Os serviços e comércio também não nos orgulham, demora nas respostas pós-venda, atendimento lento no fechamento das vendas, infra-estrutura de tecnologia saturada na espinha dorsal da produtividade: internet.

A educação mais uma vez é o fator preponderante para reverter esta tendência sem nenhum ponto de inflexão à vista, educação técnica e prática com pesquisa e desenvolvimento científicos, sempre antenados com vocações do mercado industrial e suas perspectivas de ampliação para necessidades mundiais.

No campo das relações jurídicas então, o cenário é tenebroso. Decisões judiciais obscuras e ineficazes, além de sempre tardias, causam prejuízos incontáveis aos que precisam de soluções para continuar com negócios ou mudar seus rumos.

Letargia e apego à burocracia dificultam as contratações de serviços, o comércio e produção, importações e exportações, atrasando a abertura de novas empresas e sua manutenção regular frente às exigências legais sobrepostas e abusivas.

Comentários estão desabilitados.
WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: