A HISTÓRIA SE REPETE- II

A HISTÓRIA SE REPETE- II

…nas províncias, o governador (procônsul ou propretor) legislava, administrava e julgava ao mesmo tempo… tinha o poder limitado pelo direito de apelação ao imperador e pela FISCALIZAÇÃO FINANCEIRA exercida pelo questor ou procurador provincial. Semelhante quase-onipotência convidava ao ABUSO… conquanto os ALTOS SALÁRIOS que recebiam e a responsabilidade financeira perante o imperador diminuíssem muito os ABUSOS, vemos que a EXTORSÃO e a CORRUPÇÃO ainda não eram coisas raras no primeiro século.
A TAXAÇÃO CONSTITUÍA A INDÚSTRIA ELEMENTAR DO GOVERNADOR E SEUS ASSISTENTES. Sob o império um censo foi levantado em cada província com O PROPÓSITO DE REALIZAR O LANÇAMENTO DA TAXA TERRITORIAL E SOBRE A PROPRIEDADE, na qual se incluíam os animais e os escravos. Para estimular a produção, O TRIBUTO FIXO FOI SUBSTITUÍDO PELO PORCENTUAL.
OS PUBLICANOS COLETAVAM OS DIREITOS ALFANDEGÁRIOS nos portos e ADMINISTRAVAM FLORESTAS DO ESTADO, MINAS e OBRAS PÚBLICAS.
CADA VEZ QUE SUBIA UM NOVO IMPERADOR, as províncias tinham que contribuir com OURO e TRIGO para Roma.
Através do velho costume das liturgias, o governo podia pedir o fornecimento de DINHEIRO para a guerra, NAVIOS para a esquadra, EDIFÍCIOS para o propósito público, VÍVERES em situação de carestia ou coros para os FESTIVAIS e representações.
Cícero alegou que as taxas pagas pelas províncias mal davam para o CUSTEIO DA ADMINISTRAÇÃO e da DEFESA. Defesa incluía a supressão das REVOLTAS e administração provavelmente abarcava os requsitos quw PRODUZIAM TANTOS MILIONÁRIOS romanos. Temos que nos reconciliar com a probabilidade de que onde quer que o poder estabeleça a segurança e a ordem, OS COLETORES ARRECADAM ALGO MAIS DO QUE O CUSTO.
( excerto da obra de Will Durant, História da Civilização, tomo 2º, 3ª parte, pag. 121 , tradução de Monteiro Lobato, Companhia Editora Nacional , 1940 )

Colaboração de Regis Palombo Maluf.

Comentários estão desabilitados.
WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: