Falsos Profetas Contemporâneos

Falsos Profetas Contemporâneos

O país engorda freneticamente uma legião de milhões de incautos esperançosos nos novos “mitos” e “profetas”. Únicos setores com crescimento consistente e lucratividade recorde, são os da “venda de esperança”, alguns criando valor em formação suplementar, mas em sua maioria ancorados somente no “vaporware”: comércio de fumaça.

Desesperança, desalento, desemprego e demais substantivos de prefixação negativa, aliados à nossa cultura secular da espera de salvadores, ordenadores de privilégios, faz com que tenhamos volume escandalosamente desproporcional de palestrantes, especializações, cursos livres, mentorias, tutorias, coaching, etc.

Muito oportunismo e pouquíssimo conteúdo gerador de valor é veiculado nestes serviços que em muito se aproximam das fés religiosas, com a diferença de objetivar lucro.

Tem alvo potencial justamente nos angustiados sem oportunidade digna de trabalho, de remuneração justa por experiência e formação adquiridas, o que o Brasil infelizmente tem sido pródigo em multiplicar.

Perpetuam ideário da soma de informações dissonantes, tipicamente piegas na autoajuda, sabedores de antemão que só cerca de 1% será bem sucedido, por méritos próprios.

Concurseiros, tutelados, curatelados e audiência de palestras sem fim, pela designação com semântica dúbia – modismo versos instituto jurídico – gastam milhares de reais individualmente a fundo perdido, alinhando-se à condição de interdição total ou parcial previstas no Direito para tal neologismo.

Ganhar rios de dinheiro às custas do desespero alheio não casual, mas estrutural derivado da estagnação econômica crônica do país, empobrecendo ou endividando ainda mais indivíduos e famílias, atenta contra qualquer conceito de moral.

Venda de ilusões financeiras, intelectuais, de empregabilidade, de forma preordenada e travestida de cursos, afiliação, correntes, entre outras dissimulações ou artifícios subliminares, agrava a crise de valores invertidos e a baixíssima produtividade no país.

Só evolui ou progride quem cria valor concreto em ambiente saudável ao empreendedorismo, aliando-se boa dose de sorte ou força do destino, como queiram.

Comentários estão desabilitados.
WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: