Devido valor ao professor.

Devido valor ao professor.

Uma das maiores e mais caras tragédias de nosso país é o descaso moral e profissional com o magistério. Não há progresso, riqueza, crescimento econômico, sem que o povo de qualquer lugar do planeta tenha recebido treinamento para o trabalho, gosto pelas artes e história, de modo a não replicar erros passados e aproveitar experiências consolidadas, capacitado para o senso crítico e motivado para o conhecimento perene.

Esta é uma receita singela e sempre esquecida, relevada ou negligenciada em nosso país. Lembrem-se da passagem memorável nas declarações do atual imperador japonês Akihito, ao ser perguntado sobre a tradição dos súditos nipônicos de reverenciá-lo sempre com um curvar solene, sinal de respeito e honra pelo cargo e posição institucional, algo que ele imperador destacava com mesma atitude de reverência, tão somente a uma classe de pessoas: os mestres ou professores, sem os quais nunca teria alcançado o nobre posto que ora ocupa.

Gerações de incultos, ineptos, alienados e quase marginais estão sendo somadas ou até multiplicadas em nosso país, causa de toda sorte de mazelas no desprezo pela higiene, cuidados com o patrimônio público, rumo rápido à deliquência, mas continuamos errando nas prioridades ou na arte de fazer a verdadeira política, elegendo sempre com sabedoria aquelas que devem ser impostas com urgência. Remunerar muito abaixo da média mundial, sem considerar as perdas inflacionárias e equivalência recíproca de rendas, aceitar com passividade agressões morais e até físicas contra professores, deixá-los ao léu da própria sorte para capacitação e reciclagem de conhecimentos, é uma responsabilidade social de toda nação por um futuro sombrio de mais miséria, multiplicação de conflitos e eterna dependência econômica.

Se o Brasil quiser sair do tempo verbal insólito no qual estacionado: “país do futuro do pretérito”, urgem providências e reclamos de todos nós compatriotas pela VALORIZAÇÃO IMEDIATA DOS PROFESSORES.

INOVAR é ter coragem de apontar erros e promover soluções.

 

Comentários estão desabilitados.
WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: