A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras – Winston Churchill.

A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras – Winston Churchill.

Se nas monarquias o poder vem da tradição, nas aristocracias vem dos “melhores” ( quem os escolherá?), nos estados teocráticos da vontade de Deus ( quem O representará?), nas democracias adviria da vontade do povo.

Costumamos prestar culto à Democracia, como se ela fosse algo acima de discussão. Porém, ela é pervertida nas mãos dos que detém o poder, a exemplo do que ocorre em nosso país há décadas. Nesta forma de governo acaba prevalecendo a demagogia, nas mãos dos inescrupulosos que manipulam e enganam os miseráveis. Na verdade, Aristóteles considerava  axiologicamente a democracia como uma forma de governo ilegítima e deturpada, na qual a maioria pobre governa em detrimento da minoria rica. A forma correta do que se entenderia por democracia  seria a Politeia.

Demos, erroneamente traduzido do grego como povo, significava em sua origem a população pobre. Assim, democracia seria o governo dos pobres para os pobres, assim como a aristocracia seria o governo dos ricos para os ricos. (¡)

Ainda assim é possível que o governo democrático seja o mais belo de todos (¡¡).

 

 

(¡) Ballesteros,Juan Carlos Pablo, aula na U.C.deSanta Fé, apud Jonatas Rodrigues in por umanovavidapolitica. wordpress.com, acesso em 21/07/2017

(¡¡) Diálogo entre Socrates, eo os irmãos de Platão, Glauco e Adimanto

 

Colaboração de: Regis Palombo Maluf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: