Curso Básico Gratuito de Filosofia – 1

Curso Básico Gratuito de Filosofia – 1

UNIDADE 1

AULA 1

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

Talvez você algum dia tenha tido uma sensação de estranhamento, talvez em sua infância algum dia tenha parado e começado a pensar em algo assim: o infinito é realmente infinito? Se sim, o que viria depois do fim dele? Pois sempre existe alguma coisa no fim de algo… Ou: será que o que eu vejo é o mesmo que as outras pessoas vêem? Será que a cor amarela que eu estou enxergando é a mesma que meu colega enxerga? O que eu estou fazendo aqui neste mundo? Certamente em algum momento de sua vida você deve ter feito observações semelhantes. E então passou a se questionar sobre a vida e o mundo, mesmo que brevemente. Neste momento você estava filosofando. Estas reflexões que surgem naturalmente podem ser consideradas como o ponto de partida da discussão filosófica. Mas, retomando o início da conversa, para o que afinal serve a filosofia? Que utilidade tem a filosofia? Partindo deste ponto de vista, que chamaremos de UTILITARISTA, podemos dar como exemplo de uma aplicação da filosofia a DIALÉTICA, que é a arte do debate. Os SOFISTAS ensinavam como vencer um debate, algo muito útil para os políticos. Outro ramo da Filosofia é a LÓGICA. Através dela arranjamos as ideias de forma acessível e ordenada. Ela nos dá clareza de pensamento e assim conseguimos detectar FALÁCIAS e destruir os argumentos ilógicos e inconsistentes que encontramos em nosso dia a dia nos jornais, na televisão e nas propagandas políticas. Deixando de lado esta abordagem “utilitarista”, podemos também afirmar que filosofar é você conseguir julgar a partir do seu próprio entendimento, evitando se tornar apenas um seguidor de ideias alheias e acabar repetindo ideias que talvez você não concordasse se resolvesse estudar o problema.

GLOSSÁRIO

UTILITARISMO: teoria que considera a boa ação ou a boa regra de conduta aquela pela utilidade e pelo prazer que podem proporcionar a um indivíduo e, à coletividade.

DIALÉTICA: palavra com origem no termo em grego dialektiké, que significa a arte do diálogo, a arte de debater, de persuadir ou raciocinar.

SOFISTAS: grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação.

LÓGICA: :parte da filosofia que trata das formas do pensamento em geral (dedução, indução, hipótese, inferência etc.) e das operações intelectuais que visam à determinação do que é verdadeiro ou não.

FALÁCIAS: raciocínio errado com aparência de verdadeiro.Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na tentativa de provar eficazmente o que alega.


WhatsApp chat
apps
A rede social de inovação sempre perto de você !

Primeira legal tech do Brasil na palma da mão em qualquer dispositivo: